A mamoplastia redutora, também chamada de redução de mamas em SP, como é conhecida popularmente, é uma cirurgia plástica responsável por propiciar uma série de benefícios para a saúde e auto estima de pacientes que sofrem com o problema dos seios muito grandes. Além do evidente fator estético, o procedimento também gera benefícios para a locomoção, comodidade e a saúde das costas. Neste sentido, alguns cuidados após redução dos seios tornam-se necessários, a fim de garantir a obtenção dos melhores resultados possíveis.
Primeiramente, logo após a realização do procedimento, os cirurgiões e médicos responsáveis devem recomendar uma dieta leve e moderada, previamente estabelecida por um nutricionista, que deve ser seguida durante os primeiros sete dias após a cirurgia. Isto por conta da manipulação dos medicamentos necessários para a recuperação, que tornam o estômago mais sensível. Neste aspecto, é muito importante que no pós operatório da cirurgia nos seios, a paciente siga a risca as recomendações alimentares.
Além disso, há a necessidade da utilização do sutiã pós cirúrgico durante todo o período pós operatório, que dura por volta de dois meses, devendo ser retirado somente após autorização do cirurgião responsável. A peça auxilia no processo de cicatrização e diminui a incidência de dores na região. Sobretudo, é comum que pacientes questionem-se sobre a realização de exercícios físicos no período pós cirúrgico da mamoplastia redutora. Neste sentido, a retomada das atividades cotidianas mais simples somente se dá cerca de 20 dias após a cirurgia. Aquelas que envolvem o esforço dos membros superiores devem ser evitados sumariamente neste período. Por fim, o retorno total às atividades deve ser realizado após seis meses.