Atualmente, o campo da cirurgia plástica em SP possui dois principais grupos ou áreas de especialização: cirurgias estéticas e cirurgias plásticas reparadoras. Mais conhecidas, disseminadas e buscadas por pacientes, as cirurgias voltadas para o fator estético são opcionais, ligadas majoritariamente à características da aparência e auto estima do paciente. Por outro lado, a cirurgia plástica reparadora costuma envolver uma necessidade física e, em muitos casos, questões de saúde. Mas qual o objetivo da cirurgia plástica reparadora em SP?
Como seu próprio nome já sugere, a cirurgia reparadora é indicada em casos de patologias congênitas ou adquiridas, por acidentes ou processos de má cicatrização, que possam levar à deformação do paciente. Sua principal diferença da cirurgia plástica estética diz respeito à sua classificação: considerada como uma cirurgia de saúde, vista de modo igualitário mediante a qualquer outro tipo de intervenção do ramo cirúrgico funcional.
Este campo da cirurgia plástica engloba procedimentos de cunho menos estético e mais funcionais, focados em funções reparadoras do paciente, visando restabelecer sua funcionalidade e normalidade. Atualmente, a clínica Modelare Cirurgia Plástica realiza cirurgias reparadoras como: cirurgia plástica para cicatrizes patológicas; Ninfoplastia, voltada para o tratamento íntimo da mulher; cirurgia para sequelas de queimaduras; e cirurgia para tumores cutâneos.
Para identificar a real necessidade de realização deste tipo de procedimento, é fundamental a consulta com um profissional. Somente por meio de avaliação clínica, será possível estabelecer os melhores tratamentos para cada tipo de problema, incômodo ou disfunção.