Pular para o conteúdo
Início » Blog » Bichectomia

Bichectomia

    bichectomia, ou cirurgia de remoção das bolas de Bichat, é um procedimento estético que visa o afinamento do rosto de um paciente, por meio da retirada parcial ou total de duas bolsas de gordura, presentes em ambos os lados da boca, posicionadas entre a mandíbula e o maxilar, conhecidas como “bolas de Bichat”. De caráter puramente estético, a cirurgia é indicada para pessoas que desejam reduzir o volume do rosto, também afinando o formato do queixo.

    Quando não associada a nenhum outro tipo de procedimento, a bichectomia é feita de modo intraoral, isto é, por meio de uma incisão dentro da boca do paciente, devido às mucosas bucais possuírem melhor cicatrização, além de não deixarem marcas aparentes. Através desta, as bolsas de gordura faciais são removidas total ou parcialmente.

    No entanto, quando outra cirurgia facial é realizada em conjunto, como o lifting facial, o cirurgião deverá aproveitar e remover as bolas de Bichat durante as incisões previamente feitas. Com duração média de uma hora e uma hora e meia, a técnica é realizada sob o uso de anestesia geral ou local aliada a sedativos. São alguns tipos de contraindicações para a bichectomia: pacientes que sofrem com doenças infecciosas ou que não possuam um grande nível de volume de gordura facial.

    No entanto, essa cirurgia é controversa para alguns profissionais, pois essa região do rosto costuma perder gordura com o passar da idade e a retirada dessas bolsas de gordura pode acarretar em uma aparência mais envelhecida, principalmente se for total.