Pular para o conteúdo

Botox

A toxina botulínica tipo A é um medicamento do tipo bloqueador neuromuscular utilizado para tratar as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que aparecem com as expressões faciais como sorriso, raiva ou preocupação. Pode também ser indicada para doenças como estrabismo, espasmos faciais, distonias musculares, hiperhidrose e até enxaqueca.

Age bloqueando a atividade muscular temporariamente. Isso suaviza as linhas de expressão (rugas) da face, na região da fronte (testa), entre as sobrancelhas e em volta das pálpebras.

Pode ser aplicada em homens e mulheres, em geral a partir de 25 -30 anos. Quando as rugas são ditas dinâmicas (rugas presentes apenas com expressão, por exemplo, ao elevar as sobrancelhas) e a pele ainda não está marcada, se obtém os melhores efeitos dessa medicação.

Quando as rugas são ditas estáticas (presentes mesmo com a face em repouso) ocorre atenuação das pregas, mas não a completa eliminação.

A aplicação é realizada em ambiente ambulatorial (não é necessária internação hospitalar). Faz-se a demarcação dos pontos a serem tratados através do estudo da intensidade da contração muscular. Aplica-se pomada anestésica na pele associada a agente de resfriamento.

Após o procedimento o paciente não deve se deitar por 4 a 6 horas, e deve evitar exposição direta ao sol.

A toxina começa a agir em cerca de 48 horas até atingir seu platô em 15 dias. A duração de seus efeitos é variável, em média 4 a 6 meses. Após esse prazo, pode ser reaplicada.