A lipoescultura é um procedimento que consiste na combinação das técnicas de lipoaspiração e lipoenxertia, em prol do remodelamento corporal. A cirurgia utiliza a gordura corporal removida por meio da lipoaspiração em determinadas partes do corpo, como o abdômen e braços, para o esculpimento de outras regiões, como glúteos, mamas ou panturrilhas, buscando preencher, aumentar e modelar estruturas flácidas.
A cirurgia é indicada para pessoas que tenham dificuldade em perder gordura localizada em alguma região do corpo e, ao mesmo tempo, desejem ter outras áreas corporais remodeladas e preenchidas. O procedimento é iniciado com a realização da lipoaspiração, onde ocorre a captação da gordura. Em seguida, esta é tratada e enxertada em um novo local, proporcionando volume e uma nova forma à região escolhida.
A lipoaspiração pode ser realizada em qualquer local onde haja depósito de gordura, sendo que a enxertia desta ocorre com maior frequência nas mamas, glúteos, face e mãos. Por definição, a quantidade de gordura absorvida depende do biotipo de cada paciente, no entanto, esta pode chegar, no máximo, a 7% do peso corporal. São alguns tipos de contraindicações para a lipoescultura: pacientes que sofram com patologias como diabetes, doenças cardíacas, pulmonares, hipertensão arterial e anemia. Em geral, a cirurgia dura, em média, duas horas, sendo necessária observação pós cirúrgica de 12 a 24 horas.