Hiperidrose: problema do suor excessivo

Todo mundo conhece alguém que sofre, em maior ou menor nível, com a hiperidrose, o problema do suor excessivo.

Chamando a atenção por fazer o paciente suar em abundância até mesmo em temperaturas mais frias e amenas, a disfunção é bastante comum, atingindo cerca de 1% a 2% da população mundial. Dentre as áreas do corpo mais afetadas, destacam-se: axilas, mãos, rosto, couro cabeludo, virilha e pés. Pensando no extremo constrangimento e desconforto causado aos portadores do problema, a Modelare Cirurgia Plástica elaborou este artigo com dicas de como lidar com a hiperidrose.

É comum que muitas pessoas questionem seus médicos sobre as causas da hiperidrose. Desenvolvida por um desequilíbrio no funcionamento das glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do suor, a disfunção pode surgir por causas emocionais (em pessoas excessivamente ansiosas, por exemplo), hereditárias ou como reflexo de alguma doença ou utilização de medicação. Independente de suas causas, o suor em excesso costuma ser motivo de extremo incômodo social, devendo receber os devidos tratamentos para hiperidrose.

Quem sofre com o problema deve, antes de tudo, procurar um médico que possa avaliar o seu caso e determinar a real existência da disfunção das glândulas. De acordo com a complexidade do caso, determinados tipos de tratamentos são recomendados. Para quadros mais simples, pode ser necessário apenas o uso de antitranspirantes mais concentrados ou, até mesmo, a utilização de medicamentos anticolinérgicos, que regridem a atividade das glândulas.

Sobretudo, para casos mais severos, o paciente pode recorrer à aplicação de toxina botulínica, o famoso BOTOX, nas regiões do corpo afetadas pelo suor excessivo. O botox para hiperidrose atua impedindo a ação das glândulas, bloqueando, assim, a produção de suor por um determinado período. Para saber mais sobre como reverter a hiperidrose, envie-nos uma mensagem e agende a sua consulta com os cirurgiões da Modelare Cirurgia Plástica.