CIRURGIA PLÁSTICA

RINOPLASTIA

A principais indicações para a cirurgia plástica do nariz é o tamanho excessivo, como um todo ou de partes dele (ponta, dorso ósteo-cartilaginoso, asas), falta ou excesso de projeção da ponta, desvios (laterorrinia) e ponta caída.

Pode ser realizada em homens e mulheres. Em geral a partir de 16 anos, quando o desenvolvimento da face já está estabilizado.

Na consulta médica será feito o diagnóstico e exame físico e a solicitação de todos os exames pré-operatórios pertinentes.

O planejamento cirúrgico começa pelo diagnóstico das condições a serem tratadas, como giba no dorso, ponta larga ou caída, asas largas, entre outros. Nessa fase, também é detectada a presença de anomalias funcionais como desvio do septo nasal, presença de cornetos nasais hipertrofiados.

Conforme o planejamento definido, as incisões podem ser posicionadas por dentro do nariz ou extern amente, como o exemplo abaixo.

Através dessas incisões é realizado o tratamento das cartilagens e da parte óssea do nariz quando necessário, incluindo a realização de fratura dos ossos nasais, para favorecer um aspecto mais harmonioso do conjunto face-nariz, conforme cada caso.

Pode ser necessário o uso de tampão intra nasal, por cerca de 24 a 48 horas.
Os modeladores externos, de gesso ou plástico moldável, permanecem por cerca de 7 dias no pós operatório.

A anestesia pode ser local associada à sedação intravenosa ou geral .

O tempo médio da cirurgia é de 1 a 3 horas. O período de internação médio é 12 a 24 horas.


Recomendações pós-operatórias incluem:

Andar precocemente, desde o primeiro dia da cirurgia.

As caminhadas devem ser curtas, em piso plano.

Dormir de barriga para cima por 2 semanas, com a cabeceira da cama elevada.

Evitar exercícios físicos por cerca de 4 semanas.

Evitar exposição direta ao sol por 2 a 3 meses.

Não usar óculos por 12 semanas Usar os medicamentos, cremes, pomadas e compressas geladas conforme a prescrição médica.

Comparecer às consultas de retorno para acompanhamento, remoção de pontos e de gesso conforme a determinação médica.

A região operada poderá apresentar áreas arroxeadas na pele e edemas ou inchaços por períodos variáveis, mas em geral tênues após 3 meses.

As cicatrizes da rinoplastia são permanentes mas sutis, e levam cerca de 6 meses a 2 anos para amadurecer completamente. Seu aspecto depende de fatores genéticos e dos cuidados pós-operatórios do paciente.