CIRURGIA PLÁSTICA

PEELINGS

Peeling (do inglês: descascar) é um processo de abrasão da pele através de substâncias químicas, aplicação de força mecânica ou laser. Induzem, em profundidades variadas, lesões na derme, levando à descamação e renovação celular. Os diversos tipos de peeling são métodos valiosos para atenuar rugas, manchas, cicatrizes de acne, poros cutâneos dilatados e conferem um aspecto de pele mais jovial e viçosa.

Os peelings químicos podem ser classificados como peeling superficial (são exemplos o ácido retinóico e salicílico ), médio (exemplo o ácido tricloroacético ATA), ou profundo ( fenol) conforme a profundidade que atingem na pele.

O peeling físico pode ser realizado por dermo abrasão ou por laser.

O peeling de cristal é um exemplo de peeling físico por microdermoabrasão em que jatos de microcristais de hidróxido de alumínio são lançados na pele sob pressão assistida.

A indicação de cada tipo de peeling é individualizada, depende do tipo de pele, da pigmentação e do tipo e profundidade de lesão que se deseja atenuar (rugas , cicatrizes de acne, manchas senis ou pós gestação).